• Informe Popular

UNICEF entrega kits com máscaras e álcool em gel a conselheiros tutelares





Para contribuir com o funcionamento dos Conselhos Tutelares em meio à pandemia do novo coronavírus, o UNICEF entrega hoje kits com máscaras, luvas e álcool em gel para que os 85 conselheiros tutelares do estado possam continuar a trabalhar pelas crianças


Boa Vista, 9 de junho de 2020 - terça - feira, 9, o UNICEF, com o apoio da AVSI, realiza às 16h30 a entrega de 85 kits contendo máscaras, luvas e álcool em gel para os profissionais dos 17 Conselhos Tutelares do Estado de Roraima. Sob o lema "Proteger-se para proteger as crianças", os kits contribuirão para que os conselheiros possam continuar a atuar pelos direitos das crianças em meio à pandemia do novo coronavírus.


Na simbólica cerimônia, representantes dos conselhos de Boa Vista, Pacaraima, Cacacaraí e membros da Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Roraima (ACETERR) receberão os materiais em nome de todos os profissionais do estado. A contribuição do UNICEF faz parte de um trabalho de fortalecimento no estado do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SDCA) e da Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o que inclui ações em conjunto com diversas instituições locais e nacionais. Dentre elas, destaca-se a parceria do UNICEF com o Ministério da Cidadania, a Setrabes, ACNUR, OIM, Aldeias Infantis SOS Brasil e AVSI, para a ampliação do sistema de acolhimento de crianças e adolescentes desacompanhados. Desde 2019, o estado de Roraima passou a contar com duas Casas Lares para acolhimento em modalidade familiar e o reforço de uma equipe técnica psicossocial no abrigo masculino estadual.


Proteger as crianças passa também pelo cuidado com cada profissional que dedica a sua vida ao cuidado da infância. Os Conselhos Tutelares são órgãos municipais responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. No contexto da Covid-19 - em que meninos e meninas estão sob risco ainda maior de abuso e violência - o seu trabalho de aconselhamento, referência e encaminhamento de casos é ainda mais imprescindível para assegurar que cada criança esteja segura e protegida.


Nesta terça, foi homenageado ainda o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR), Paulo Thadeu, que se recupera neste momento da Covid-19 após duas semanas de internação no Hospital Geral.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now