Buscar
  • Informe Popular

Projeto Usina Cultura


O Ponto de cultura Usina Cultura tem um trabalho continuado e existe desde 2007 com ações de intervenção social e desde de 2015 atuamos em nossa sede própria no Bairro Jóquei Clube, em Boa Vista - Roraima, aqui buscamos potencializar um projeto que já existe e é permanente, com uma ação comunitária e de resistência, com ações de atividades artísticas integradas (artes cênicas, audiovisual e artes visuais) de forma a promover acesso à cultura utilizando esses mecanismos como veículo de cidadania e transformação social. Estas ações estão dirigidas ao atendimento a comunidade de moradores, eventuais frequentadores que passam pelo bairro e bairros adjacentes. Objetivamente desenvolver-se-á:


- Oficina de Contação de histórias e contos amazônicos;

- Oficina de dramaturgia;

- Inclusão digital (o espaço possui uma sala multimídia com computadores dispostos a comunidade);

- Exibição de filmes no cineclube Usina com temas de abordagem amazônica, social e cultural, sempre com debates após a exibição;

- Palestra sobre a produção audiovisual amazônica e de RR;

- Mostra de resultados e culminância das oficinas.


Esta programação conta com o Patrocínio Banco da Amazônia e apoio da Cia Arteatro.


Oficina de Contação de Histórias “A contação estimula o imaginário, toca o coração e alimenta o espírito.”

Maria Inês de Araújo Mendes


Com o objetivo de resgatar a ação de compartilhar, narrar e contar histórias o Usina propõe a educadores, responsáveis e arte-educadores esta oficina de contação. A proposta será desenvolvida em pesquisa e apreciação de contos e vivência de contadores e atores do grupo e seu histórico nas vivências de oralidades do extremo norte do Brasil. Também serão apreciados os contos clássicos, tradicionais e populares que habitam o imaginário popular amazônico. Pretende-se principalmente romper com as paredes e muro do espaço e ponto de cultura para chegar nas casas do bairro e munícipes compartilhando histórias como bens imateriais e de valor inestimável ao homem e famílias que habitam nestas matas e lavrado.


A oficina ocorre de 10/09 à 23/09, de 19 às 22h no Espaço Usina, Café e Cultura localizado na Rua Raio Solar, 509, Jóquei Clube. As inscrições podem ser realizadas através dos telefones (95)99111-1883 e (95) 991484388.

A oficina é gratuita. Este projeto conta com o Patrocínio do Banco da Amazônia.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now