• Informe Popular

G-MOVE-2º Edição do Show dos Direitos marca encerramento da Rede de Protagonismo Juvenil nas escolas



Ocorre nesta terça-feira, 10, das 15h às 17h30, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), a 2.ª edição do Show dos Direitos. O show tem como objetivo integrar os adolescentes brasileiros e migrantes, de 12 a 17 anos, que participaram da Rede de Protagonismo Juvenil (RPJ), nas escolas públicas de Boa Vista, RR, por meio do Projeto G-Move “Geração em Movimento”.


O Projeto G-Move é realizado pelo Coletivo Mosaico, com recursos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como tema: Inovação e participação cidadã no contexto migratório em Roraima.


Show dos Direitos - A proposta do show é promover os talentos artísticos, por meio de músicas, danças, poesias, dramatizações, e outras manifestações culturais, tanto do Brasil como de outros países, mas principalmente da Venezuela. A expectativa é que participem cerca de 150 pessoas, entre adolescentes, professores e gestores das escolas envolvidas.


O evento marcará também o encerramento das atividades das RPJs implementadas em 20 escolas públicas de Boa Vista, com a participação de cerca de 400 adolescentes. Os membros da RPJ, em cada escola, foram capacitados para serem os multiplicadores da mensagem do projeto G-Move para toda a comunidade escolar. A mensagem de combate à xenofobia esteve presente em todos os debates promovidos nas RPJs, em torno de discussões sobre diversos temas que afetam o ambiente escolar, como violência, bullying, preconceito, falta de infraestrutura, qualidade da merenda, entre outros, sempre com foco na promoção da integração entre brasileiros e migrantes, e no proposição de alternativas para se resolverem esses problemas. Ao final, todas as RPJs elaboraram um Plano de Ação, entregues às escolas, para serem posteriormente implementados por suas comunidades escolares.


De acordo com o presidente do Coletivo Mosaico, professor Paulo Thadeu Franco das Neves, o show representa uma oportunidade única para a integração das RPJs. “Durante o Show dos Direitos os alunos das escolas onde foram formadas a Rede de Protagonismo Juvenil têm a oportunidade de se conhecerem, compartilharem experiências e fazerem novas amizades. Tudo em torno da proposta central do projeto G-Move que é o combate à xenofobia. É também um momento de culminância de muita alegria e diversão para todos os adolescentes, professores das escolas, monitores do projeto e todos nós do Coletivo Mosaico. É portanto, uma grande festa”, disse.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now