• Informe Popular

Ecoturismo: Comunidade indígena Nova Esperança amplia serviços de turismo


Localizada na Terra Indígena São Marcos, na região norte de Roraima, a Comunidade Indígena Nova Esperança trabalha para transformar o turismo na sua principal fonte de renda.

Há pelo menos 10 anos os wapichana exploram turisticamente as belezas naturais da região. Entre as principais atividades estão as trilhas ecológicas, o batizado indígena e atualmente o Festival da Gastronomia Macuxi, Taurepang e Wapichana.

A comunidade Nova Esperança já recebeu visitantes de quase todos os estados brasileiros e de outros 15 países.

Serviços Durante todo o ano a comunidade recebe turistas que passeiam pelas trilhas ecológicas, conhecem os produtos indígenas, a culinária e o artesanato.

No mês de abril, na semana do Índio, acontece o “Batizado Tradicional Indígena”.

Este ano, no mês de setembro foi lançado o Festival da Gastronomia Macuxi, Taurepang e Wapichana, com palestras, degustação de comidas e bebidas indígenas e passeios pelas trilhas para conhecer a fauna e a flora, com paradas para banho de cachoeira, observação da fauna e da flora, além de aprender técnicas de sobrevivência bebendo água na folha ou do cipó.

“Foi uma oportunidade para a troca de saberes principalmente sobre a culinária indígena no contexto contemporâneo”, comenta o organizador, Alfredo Wapichana.

Novidades A comunidade prepara para o dia 8 de dezembro a primeira edição da corrida ecológica Nova Esperança.

A comunidade dispõe ainda de outras duas trilhas: a do Coata, com cerca de 7,5 km e a da Ponte Alta com 6 km.

Em breve será aberto o balneário para visitação pública e também está prevista a inauguração de uma pousada, com área aberta para eventos festivos.

Terra Indígena São Marcos Na região vivem índios das etnias Macuxi, Taurepang e Wapichana. A Terra Indígena São Marcos, que ocupa uma área de 654 mil hectares, fica na fronteira entre Brasil e Venezuela, numa das mais belas regiões da Amazônia.

A Comunidade Nova Esperança é a que há mais tempo tem buscado consolidar o turismo como sua principal fonte de renda.

“Nós trabalhamos de forma planejada e consciente. Nos próximos dois anos queremos transforma a nossa comunidade como uma referência de ecoturismo em Roraima, oferecendo diversos serviços e também os nossos produtos, culinária e artesanato”. Informações Alfredo Wapichana - 95 99177-5488 – comunidadenovaesperanca1@gmail.com

Apoio Prof. Edileuson Almeida (Programa Rede Terecom/UFRR) 95 98411 9389

Abaixo segue link de acesso a fotos e vídeos do passeio na Trilha do Cipó e do Festival da Gastronomia Macuxi, Taurepang e Wapichana https://drive.google.com/open?id=1x0TOfVOxG1IYzJvktV1OVWN2lzQIkhCu

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now