Buscar
  • Informe Popular

CARIMBÓ DO MEU BRASIL 2019 “SALVAGUARDAR A RAIZ É GARANTIR DIREITOS!”



5 anos do Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Brasileiro 11 a 15 de setembro de 2019 Pará | Acre | Roraima | São Paulo | Rio de Janeiro

Com sua licença e a benção de nossas mestras e mestres, apresentamos aqui a edição do Carimbó do Meu Brasil 2019, que traz o tema “Salvaguardar a Raiz é garantir Direitos”. É nossa comemoração pública e coletiva do 5º ano do registro oficial do Carimbó Paraense como patrimônio cultural imaterial do Brasil, uma ação estabelecida por nossas comundades para compor as estratégias de salvaguarda desse bem cultural. Realizada pelo movimento da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro desde 11 de setembro de 2014, quando marcou o momento da aprovação do registro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, o evento tem conseguido a cada ano chamar a atenção da mídia, das instituições e da sociedade para a importância do carimbó e do seu processo de reconhecimento como patrimônio nacional, proporcionando visibilidade e valorização para as ações de salvaguarda já em curso e para os grupos e comunidades detentoras, protagonistas de toda a mobilização e luta por essa conquista histórica.

Esse protagonismo comunitário é, inclusive, uma das principais características do potente movimento cultural e social articulado pelas comunidades, grupos e mestres carimbozeiros que se organizam desde 2005 e estabelecem o diálogo e parceria com várias instituições em torno da bandeira do registro e valorização efetiva desse bem cultural. Uma capacidade organizativa e realizadora que se fortalece com o ato do registro em setembro de 2014 e segue orientando todas as reflexões e iniciativas relacionadas à salvaguarda oficial do carimbó promovidas junto ao IPHAN, como a realização de dois Congressos Estaduais do Carimbó (2015 e 2017), a criação do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó (2015), a fundação da ACEPA-Associação do Carimbó do Estado do Pará (2017), a realização do edital “Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio” (2017) e o Programa de Capacitação de Detentores que foi iniciado em 2019, bem como a organização do 3º Congresso Estadual do Carimbó previsto para novembro deste ano.

Com uma programação ampla e diversa, o projeto “Carimbó do Meu Brasil 2019” vai realizar atividades públicas e gratuitas em Belém e vários municípios do interior do Pará, como Marapanim, Santarém Novo, Salinas, Primavera, Soure, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Santarém do Tapajós, Irituia, Parauapebas, descentralizando suas ações para os principais pólos da cultura carimbozeira em nosso Estado, revelando a força da presença dessa tradição em todo o território paraense.

Além disso, o Carimbó do Meu Brasil avança para outras regiões do país, mantendo programações e alianças nas duas principais capitais da região sudeste do país, São Paulo e Rio de Janeiro, e agora chegando ao coração da Amazônia com ações em Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), fortalecendo a articulação em rede com outros movimentos culturais locais e nacionais.

A realização do evento em São Paulo (dia 14/setembro) e Rio de Janeiro (13 a 16/setembro) é fruto da aliança da Campanha do Carimbó com músicos e coletivos culturais apaixonados pelo carimbó, como o paraense Silvan Galvão fundador do projeto Carimbloco. A programação inicia nessas duas cidades com rodas de dança e música, shows e a presença das mestras D. Bigica e Claudete Barroso, do Grupo Sereia do Mar de Vila Silva, área rural de Marapanim, que estarão nessas cidades a convite de Silvam Galvão e do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular.

Em Rio Branco o projeto se articula com o projeto Carimbó para o despertar do corpo, criado pela dançarina, cantora e ativista cultural Camila Cabeça De Souza Lima , outra apaixonada de pedra pelo nosso carimbó. Em Boa Vista a aliança é com a Roda de Prosas, uma incrível experiência de atuação em rede protagonizado por vários grupos e associações de cultura popular de Roraima, uma conexão proporcionada pela querida Catarina Ribeiro, do Ponto de Cultura A Bruxa Tá Solta, uma das nossas articuladoras amazônidas da iniciativa Aliança Pela Raiz.

A realização do “Carimbó do Meu Brasil 2019” é uma grande oportunidade para esclarecer a sociedade sobre os avanços e ganhos proporcionados pelo processo do registro, bem como discutir os desafios e perspectivas da política de salvaguarda que está sendo construída de forma compartilhada pelo movimento carimbozeiro e as instituições públicas, em especial o IPHAN, demonstrando de forma concreta a importância das políticas culturais e da garantia de direitos para o carimbó e seus mestres e mestras, seus grupos e comunidades que já salvaguardam esse patrimônio há gerações.

O projeto é também o grande momento de celebração e afirmação do movimento cultural e social carimbozeiro, articulado em torno da Campanha do Carimbó e agora também da ACEPA, que busca ocupar os espaços, a programação e a pauta cultural com toda a força e a beleza dessa manifestação ancestral que é parte indissociável da alma e da identidade de nossas populações. É um momento de plena valorização e visibilidade para mestres, mestras e grupos tradicionais que geralmente são invisibilizados pela mídia, mas que são os principais responsáveis pela sobrevivência e continuidade desse patrimônio. É um espaço para revelar também a rica e diversa produção cultural dos grupos e comunidades carimbozeiras, tanto nas linguagens artísticas da música e da dança, como também no artesanato, confecção de instrumentos, produção de Cds e Dvds, vídeo-documentários, pesquisas acadêmicas, oficinas e processos de transmissão oral de saberes.

O Projeto “Carimbó do Meu Brasil 2019” é uma importante ação para promover e fortalecer a Salvaguarda do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, um movimento que vem crescendo e irradiando seu alcance desde os primeiros debates promovidos pelos carimbozeiros com o IPHAN na pequena cidade de Santarém Novo, em 2005, e que hoje se encontra em uma etapa avançada de construção de parcerias com instituições públicas, movimentos e redes culturais do Pará e do Brasil.

Com este projeto buscamos promover a preservação, fortalecimento e difusão do Carimbó como legítima expressão da cultura popular tradicional paraense e como patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para garantir a valorização dos nossos mestres e mestras tradicionais e estimular os jovens músicos e dançarinos que são a garantia da continuidade e renovação desta manifestação bicentenária. Em um momento em que o Carimbó está conseguindo alcançar uma visibilidade mais ampla, é fundamental celebrarmos sua patrimonialização e mostrarmos todo o trabalho e organização institucional e comunitária que tornou possível essa conquista, afirmando o protagonismo e a força de um bem cultural que expressa a histórica resistência, a beleza e a capacidade criativa do povo paraense, amazônida e brasileiro.

O projeto “Carimbó do Meu Brasil 2019” é uma realização da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, Associação do Carimbó do Estado do Pará (ACEPA) e Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, contando com a parceria do IPHAN-PA, Casa de Shows Botequim, Silvan Galvão e Carimbloco (RJ e SP), Museu do Folclore (RJ), Museu do Samba (RJ), Centro Cultural Butantã (SP), Carimbó Para o Despertar do Corpo (AC), Fundação Garibaldi Brasil (AC), Roda de Prosas (RR), Programa Informe Popular (RR), além das parcerias nos municípios participantes.

Créditos da arte do cartaz: Ilustração do artista santareno Diego Godinho , com Dingbatuques do artista visual Mael Anhangá e diagramação por Isaac Loureiro.

Bem vind@s à nossa festividade!

#CarimbóNossoPatrimônio #ComNossosPésAvançamos

*PROGRAMAÇÃO GERAL:

| Dia 11/setembro | Alvorada do Carimbó (Belém/PA) Roda de Carimbó com grupos locais Local: Feira do Ver-O-Peso Horário: 06:30h Entrada Franca

| Dia 11/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Marapanim (PA) Confraternização com Mestras, Mestres e Grupos de Carimbó Rodada de Carimbó com grupos de Marapanim Local: Espaço Nheengatu Horário: 19:00h Entrada Franca

| Dia 11/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Acre (Rio Branco) Roda de Conversa com Camila Cabeça (Carimbó Para o Despertar do Corpo) e IPHAN-AC Mostra de Documentários sobre o Carimbó Local: Teatro Maués Melo (R. Luiz Z. da Silva, 499) Horário: 19:00h Entrada Franca Link do evento no Facebook: https://bit.ly/2lQtrck

| Dia 12/setembro | Quinta do Mestre e a Sereia - Carimbó do Meu Brasil - Alter do Chão (PA) Shows de Carimbó com grupos do Movimento do Carimbó do Oeste do Pará Local: Centro de Referência do Carimbó Mestre Chico Malta, na orla de Alter do Chão Horário: 20h Acesso Livre

| Dia 13/setembro | Rodas de Conversa – Carimbó do Meu Brasil (Belém/PA) Tema 1: “Avanços, conquistas e desafios na construção compartilhada das políticas de salvaguarda para o Carimbó” Expositores: Campanha do Carimbó/ACEPA, Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó e IPHAN-PA Tema 2: “Memória, Identidade e Resistência no Carimbó Tradicional” Convidados: João Lúcio Mazzini (Historiador/Arquivo Público do Pará), Mestres e Mestras de Carimbó convidadas Local: Auditório do IPHAN-PA (Av. Governador José Malcher, esquina com Tv. D. Romualdo do Seixas, Nazaré, Belém/PA) Horário: 15h às 19h Entrada Franca (sujeito a lotação do espaço)

| Dia 13/setembro | Roda de Conversa no Museu do Folclore – Rio de Janeiro (RJ) Um dedo de Prosa - Roda de Conversa com as mestras D.Bigica e Claudete Barroso, do Grupo Sereia do Mar (Marapanim/PA) Roda de Carimbó com as mestras convidadas e Silvan Galvão e Carimbloco Local: Sala Multimídia do Museu de Folclore Edison Carneiro (Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro/RJ) Horário: 16h às 19h Entrada Franca

| Dia 13/setembro | Tacacarimbó - Carimbó do Meu Brasil – Santarém (PA) Apresentações de Grupos de Carimbó Feira de Artes do Carimbó e Culinária Local: Espaço Cultura Dona Miró (R. Silvério Sirotheau, 3289, Bairro da Liberdade, Santarém) Horário: 19:00h Entrada Franca

| Dia 14/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Soure (PA) Roda de Carimbó com grupos de Soure Local: Praça do Mercado, Centro Horário: 08h às 10h Acesso Livre

| Dia 14/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Santarém Novo (PA) Apresentações de Carimbó com grupos de Santarém Novo, Pacujá e Fortaleza Local: Praça do Coreto (em frente à Câmara de Vereadores) Horário: 16h Acesso Livre

| Dia 14/setembro | Carimbó do Meu Brasil – São Paulo (SP) Roda de Carimbó com Silvan Galvão, Carimbloco SP, Mestras D. Bigica e Claudete (Sereia do Mar) e grupos convidados Local: Centro Cultural Butantã Horário: 20h Acesso Livre Link do evento: https://bit.ly/2m61q0y

| Dia 14/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Irituia (PA) Roda de Carimbó com grupos de São Miguel do Guamá e Irituia Local: Praça do Festival Horário: 18h Acesso Livre

| Dia 14/setembro | Pôr do Som do Carimbó – Carimbó do Meu Brasil – Alter (PA) Roda de Carimbó com grupo Banzeiro Local: Praça 7 de Setembro, Alter do Chão Horário: 18h Acesso Livre

| Dia 14/setembro | Programa Informe Popular – Carimbó do Meu Brasil – Roraima (PA) Programa Especial sobre o Carimbó na Rádio Monte Roraima Local: Boa Vista (RR) Horário: 10h às 11h Link do Programa: https://www.informepopular.com/

| Dia 15/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Parauapebas (PA) Roda de Conversa "Carimbó Patrimônio Brasileiro" na Arena Multivozes do Festival Literário de Parauapebas Convidados: Mestre Lucas Bragança (ACEPA-Belém), Solange Loureiro (Campanha do Carimbó), Thiago Bragança (Xuatê Carajás), Edson Ferreira (Retumbá), Clodoaldo Souza (Raízes Parauara) e Karla Santis (Mayrabá) Local: Quadra de Esportes, Vila de Coremas, Salinas Horário: 19h Acesso Livre

| Dia 15/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Rio de Janeiro (RJ) Roda de Carimbó com Silvan Galvão, Carimbloco, Mestras D. Bigica e Claudete (Sereia do Mar) e grupos convidados Local: Largo das Neves, Santa Teresa, Rio de Janeiro Horário: 17h Acesso Livre Link do evento: https://bit.ly/2lK4U95

| Dia 15/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Cachoeira do Arari (PA) Roda de Carimbó com grupos de Cachoeira Local: Praça da Independência, Centro Horário: 18h Acesso Livre

| Dia 15/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Salinas (PA) Roda de Carimbó com grupos de Salinas e Vila de Coremas Local: Quadra de Esportes, Vila de Coremas, Salinas Horário: 18h Acesso Livre

| Dia 15/setembro | Festa Carimbó do Meu Brasil – Belém (PA) Festa de Carimbó com grupos de Belém e Região Metropolitana Local: Casa de Shows Botequim (Av. Gentil Bitencourt, 1445, Nazaré) Horário: a partir das 15h Ingressos a R$ 5,00 (somente na portaria)

| Dia 16/setembro | Encontro de Mestras e Mestres do Carimbó e Samba Carioca – Rio de Janeiro (RJ) Roda de Conversa com as mestras D.Bigica e Claudete Barroso, do Grupo Sereia do Mar (Marapanim/PA), com mestres do Samba de Raiz Local: Campus da Unirio Horário: 16h às 18h

| Dia 21/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Primavera (PA) Festa de Carimbó com grupos de Primavera, Quatipuru, Santarém Novo, Capanema e Bragança Local: Barracão da Marujada Horário: a partir das 18h Entrada Franca

| Dias 28 e 29/setembro | Carimbó do Meu Brasil – Santa Cruz do Arari (PA) Apresentações de grupos de Santa Cruz e Cachoeira, palestras e exposições de carimbó Local: Escola João Apolinário Horário: 10h às 22h Roda de Carimbó e mostra de artes com grupos locais Local: Praça Central da Vila de Genipapo Horário: 10h às 20h Entrada Franca

*Programação sujeita a alterações.

SERVIÇO: O que: “CARIMBÓ DO MEU BRASIL 2019 - 5 anos do Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Brasileiro” Quando: 07 a 29 de setembro/2019 Onde: Belém do Pará, Marapanim, Santarém Novo, Salinas, Primavera, Irituia, Soure, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Santarém e Alter do Chão, Parauapebas, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR LINK DO EVENTO NO FACEBOOK:

INFORMAÇÕES E CONTATOS: (91) 98529-6402 / 98303-7950 / 98191-6690 (93) 99121-9651 (94) 98173-7048 (21) 98023-3511 (68) 99990-5292

www.campanhacarimbo.blogspot.com www.facebook.com/campanhadocarimbo carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now