Buscar
  • Informe Popular

CapoeiraRR: IX Jogos de Capoeira serão realizados em Boa Vista

Dias 29 de Novembro à 01 de Dezembro


CapoeiraRR é realizado pela Associação Escola de Capoeira Raízes Brasileira, desde 2015, e surgiu como estratégia para agregar diversos eventos realizados durante o ano. Diz Mestre Caimbé, “o CapeiraRR nos dá a oportunidade de colocar diversas atividades dentro de um único evento, funciona como um chapéu para as atividades da Escola realizadas durante o ano, assim que pode ter batizados, jogos de capoeira, festival de músicas de capoeira, cursos, palestras, debates. Abre um leque de possibilidades”. Nesse ano a edição 2019 do CapoeiraRR, terá um batizado, os jogos de capoeira, e a novidade é o Escambo Cultural, que vem com a proposta de trazer o debate acadêmico para a Capoeira, no sentido de aproximar à academia das praticas tradicionais das culturas populares.



Assim que são vários eventos distintos dentro do programa CapoeiraRR, o Escambo acontece na abertura, sexta-feira, dia 29/11, às 19hs, na sede da Escola de Capoeira, no Mecejana. Terá participação dos Pesquisadores, Marcos Nogueira, Amarildo Ferreira, Karla Oliveira, Nayllon Nadson “Tom”, com a mediação do Mestre Caimbé. No Escambo, como o próprio nome diz, também o público presente, inclusive os pesquisadores, terão a oportunidade de conhecer as tecnologias tradicionais da capoeira, por exemplo: como armar e tocar um berimbau, como são usados os instrumentos e quando são usados, será uma interação entre as ciências e as tecnologias.



No sábado, pela manhã e tarde, teremos os IX jogos de capoeira no Palácio da Cultura, evento que conta com a participação de toda a comunidade da capoeira roraimense, promovendo um intercâmbio entre os diversos grupos de capoeira do Estado, e no domingo pela manhã, também no Palácio da Cultura o encerramento, com o batizado e troca de graduação. E neste ano também é celebrado dentro do CapoeiraRR a premiação pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cidadania, por meio do Edital de Cultural Populares 2019, que contemplou o Mestre Caimbé pela sua trajetória na capoeira.


Mestre Pinóquio e seus alunos


Mestre Caimbé, esclarece que o CapoeiraRR não é um evento fechado só para sua escola, o mesmo é voltado para a socialização entre grupos e aberto a toda a comunidade, ele informa que para os jogos da capoeira de sábado, já tem mais de 200 inscritos, de onze Grupos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now