• Informe Popular

Brasília será sede do 57º Congresso da UNE

Publicado em 30 de maio de 2019.

Por André Lucas Paz



De 3 a 7 de julho a capital federal receberá pela quarta vez o maior fórum estudantil da América Latina


A capital federal será, pela quarta vez, palco do Congresso da UNE, maior fórum da entidade que acontece a cada dois anos para definir sua nova diretoria, presidência e os rumos do movimento estudantil. O Congresso está em sua 56ª edição e acontece entre os dias 3 e 7 de julho. A UNE fez história em Brasília já em 1989, quando realizou por ali o seu 40º Congresso. Naquele ano, o movimento estudantil fez campanha pelo voto e participação dos jovens nas primeiras eleições democráticas após a ditadura. Em 1995, também em Brasília, o atual deputado federal Orlando Silva foi eleito o primeiro presidente negro da entidade. Já em 2009, o Conune elege o paulista Augusto Chagas e recebe o então presidente Luis Inácio Lula da Silva como convidado especial.


”Realizar novamente o Congresso em Brasília, ainda mais neste período de retrocessos em nosso país será simbólico. Simbólico porque mostra que a resistência estudantil permanece viva e pronta pra luta. Simbólico porque estaremos próximos ao Congresso, mostrando que os estudantes se organizam para conquistarmos um futuro melhor, com mais direitos e menos injustiças”, falou a presidenta da UNE Marianna Dias.


SOBRE BRASÍLIA

Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Foi uma das principais obras e decisões políticas do presidente Juscelino Kubitschek. Declarada Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco em 1987, Brasília cumpriu inicialmente a importante missão de substituir o Rio de Janeiro como capital da República e de integrar o interior do país. Teve Oscar Niemeyer como o arquiteto responsável pela construção dos monumentos. O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília. Dona do céu mais bonito do Brasil, a capital federal tem hoje mais de 3 milhões de habitantes, os chamados candangos, que há 59 anos constroem e reconstroem o coração do Brasil.


SERVIÇO

O que? 57º Congresso da UNE

Quando? De 3 a 7 de julho de 2019

Onde? Brasília

Fonte: UNE


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now