• Informe Popular

A Amazônia é uma pátria plurinacional!




Aqui vivem e lutam centenas de nações indígenas originárias, com línguas, culturas e tradições de raízes milenares. Cada povo é uma nação; cada nação deve ser reconhecida e respeitada enquanto nação, portadora de direitos coletivos e em especial o direito à autodeterminação.


Mas apesar da conquista de direitos na Constituição Brasileira, os povos indígenas do Brasil (e especialmente da Amazônia) vivem em constante ameaça. É evidente que o paradigma da Doutrina de Segurança Nacional da ditadura militar, que considerava formalmente o indígena como "inimigo da nação" e "empecilho ao progresso", não foi realmente superada pela sociedade brasileira. O país que outrora tentou extinguir os povos indígenas e incorporá-los à "comunhão nacional" (para roubar suas terras) hoje é o país que ainda vê o indígena como inimigo, que reluta em garantir seus direitos e até incentiva a agressão direta. Está mais do que claro o que o Brasil tem a oferecer.


Além disso, denunciamos sempre que o Brasil promoveu um grande silenciamento do nosso passado, que ao mesmo tempo em que tentou apagar a história da Amazônia, fez com que o caboclo amazônida deixasse de se ver como indígena, de falar língua indígena e passasse a ter preconceito contra os indígenas e a ter vergonha da origem indígena. Mas inegavelmente o amazônida tem essência e sangue indígena!


______________

#AmazoniaIndependente #AbrilVermelho #MaisAmazonia #MenosBrasil #Autodeterminacao #Selfdetermination #povosindigenas #povosoriginarios


Siga-nos no Instagram: @amazonida.independente


Créditos: https://m.facebook.com/photo.php?fbid=831827637227319&id=188470204896402&ce

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now