O prazo para o protocolo de chapas encerrou ao meio-dia desta sexta-feira (15) / Foto: Bernardo Silva /
A primeira etapa do processo eleitoral para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), encerrou ao meio-dia desta sexta-feira (15), com o final do prazo para apresentação de chapas, conforme consta no edital do pleito.
Até o fechamento do prazo, apenas uma chapa foi protocolada, encabeçada pelo atual presidente do sindicato, jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, que concorre à reeleição, e tem como vice-presidente a jornalista Grazy Maia.
A Comissão Eleitoral é formada pelos jornalistas Wirismar Ramos, presidente, e Vanessa Vieira e Fábio Almeida, como membros.
O edital de convocação para a eleição foi lançado no dia 25 de julho e amplamente divulgado entre os jornalistas de Roraima, sindicalizados e não sindicalizados.
De acordo com Vanessa Vieira, o próximo passo agora é a abertura do prazo para impugnação de chapa, que será de 18 a 20 de agosto e, caso não seja impugnada, deverá ser homologada pela comissão eleitoral no dia 22 de agosto.
Vanessa Vieira ressalta que essa fase de apresentação de chapas ocorreu dentro da normalidade.
"O período de registro de chapas, que é a primeira etapa desse pleito, já foi encerrado e uma chapa está inscrita. A partir de agora, nós vamos para as próximas fases da eleição, com prazos de impugnação e homologação da chapa inscrita, a campanha eleitoral e o dia da votação, de fato, que acontece no dia 5 de setembro", afirmou.
Próximos passos
O período de campanha eleitoral será de 22 de agosto a 5 de setembro.
Para ter o direito a voto, jornalistas sindicalizados devem estar em dia com suas obrigações financeiras com o sindicato até o dia 22 de agosto.
A eleição será realizada no dia 5 de setembro, das 9h às 20h, com apuração dos votos e anúncio do resultado imediatamente após o encerramento do pleito.
A posse da chapa vencedora será no dia 12 de setembro.