ENFOC 15 anos: Semear Freire. Esperançar a luta!

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)

Há 15 anos nascia a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), a partir do semear das mulheres rurais que germinou em 14 de agosto de 2006, com a realização do 1º Curso de Formação Política (1ª Turma) da ENFOC.

15 anos depois, a ENFOC segue seu itinerário de formação política orgânica do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), primando pelo fazer coletivo e se reinventando através da multiplicação criativa e da atuação da Rede de Educadores e Educadoras Populares.

E por falar em se reinventar, nem mesmo neste período de pandemia a Escola da CONTAG parou. Em 2020, educadoras e educadores vivenciaram a Jornada Formativa - Fascismo: conhecer para combater, inaugurando um novo ciclo, de formação política, de forma virtual que contribuiu na construção de entendimentos e narrativas para enfrentamento do ultraconservadorismo e do fascismo no Brasil e no mundo. Por meio de plataforma virtual, a ENFOC tem realizado desde junho de 2021, Jornadas Formativas nos estados com atividades direcionadas às Campanhas Nacionais “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso.

“Seguimos a missão de fazer formação política militante, processual e ampla, pautada no fortalecimento da luta da classe trabalhadora, a partir de suas dinâmicas e potencialidades, com perspectiva de transformar realidades e emancipar sujeitos”, destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

E sempre é bom lembrar! A multiplicação criativa acontece considerando os saberes e fazeres do chão das várias regiões, localidades e territórios do nosso Brasil continente.

O caminhar da Escola da CONTAG tem em suas bases a educação popular e a pedagogia de Paulo Freire mantém vivo o nosso esperançar, nossa luta, diálogos, ousadia e resistência. O legado, vida e obra de Paulo Freire nos inspiram e são referências fundantes para uma perspectiva de emancipação dos sujeitos e transformação das realidades.

O QUE VOCÊ DIRIA A PAULO FREIRE?

E por falar no legado centenário de Paulo Freire, convidamos todas as pessoas que trazem consigo a sensibilidade de ler o mundo com os olhos de Freire para deixar a sua mensagem em homenagear a esse educador, Patrono da Educação Brasileira, no ano em que celebramos os 15 anos da ENFOC.

Dedique um tempinho para se conectar com o mestre e solte sua criatividade. Deixe sua mensagem AQUI:

As mensagens mais inspiradoras serão lidas durante o Ato Político Cultural em Celebração dos 15 anos da ENFOC e do centenário de Paulo Freire que será realizado em 30 de setembro às 15 horas.

Durante o ato, iremos selecionar 3 mensagens, entre as mais criativas e originais, para ofertar uma linda camiseta “Eduque como Paulo Freire” da Campanha Latino Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire do CEAAL.

15 anos ENFOC. EU FAÇO PARTE!

#VivaPauloFreire

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes
Categoria:Movimentos

Deixe seu Comentário